CLICK HERE FOR FREE BLOGGER TEMPLATES, LINK BUTTONS AND MORE! »

segunda-feira, março 29, 2010

O tédio e a cozinha

Eu nunca soube cozinhar. Em primeiro lugar porque me falta talento pra isso.  Em segundo, porque nunca precisei. 

Minha mãe nunca me ensinou, nem queria que eu metesse com as panelas. Com uns 20 anos de idade (meus, não dela) ela ainda tinha medo que eu me queimasse, ou botasse fogo na casa. Também comecei a trabalhar cedo, com 15, quase 16 anos, então nunca fiz questão nenhuma de aprender. Mas os livros de receita sempre foram uma paixão. Vai entender.

Um pouco antes de ir pra Bélgica resolvi tentar aprender e me fazer um pouco menos dependente. Me falta talento, mas também não sou burra. Sabendo ler, com uma receita na mão, as coisas não foram tão difíceis assim. Lógico, nunca tentei fazer nada mirabolante, mas todas as receitas testadas costumavam dar certo, e eu até que gostava. 

Quando vim para Dublin no ano passado, mal precisei cozinhar. Morei durante muito tempo com uma família em Blanch, e só precisava fazer meu próprio almoço. Como tomava conta das crianças precisava ser algo fácil e rápido. Acabei comendo macarrão ou shepherd's pie congelada por meses. E para jantar, sempre só uma sopa pronta ou coisa do tipo. 

Depois trabalhei para C., e cozinhar também não estava entre as minhas tarefas. Almoçava (ou o que aqui se convém chamar de almoço) e jantava com a família. Mas isso foi só até me mudar para o apartamento de I. 

Ele cozinha muito bem, mas desde o início me senti meio mal com o fato de ele ter que fazer o jantar depois de chegar do trabalho, especialmente quando eu, passo o dia inteiro em casa. Aí comecei a fazer uma coisinha ali, outra aqui. Nada especial. E continua sendo assim, porque é muito difícil cozinhar só para duas pessoas. E a minha "geladeira" (um frigobar, na verdade), não permite que as coisas sejam reaproveitadas. Sinto muita dó de jogar comida fora. 

Além disso, fica um pouco mais difícil cozinhar em terras estrangeiras. Se escolho uma receita em Português, as vezes fica dificil encontrar todos os ingredientes, ou equivalentes aqui. E também tem a estranheza de I., que não está acostumado com o mesmo tipo de comida que eu. Vale lembrar que ele sempre se dispõe a tentar. Mas se ao contrário, escolho uma receita em inglês, sou eu que fico me perguntando: será que isso pode dar certo? E aí também não significa que seja mais fácil achar todos os ingredientes. O Tesco da esquina da minha casa não é dos menores, mas as vezes é uma tristeza. Que saudades de um grande Pão de Açúcar!! 

Enfim, difícil fazer isso todos os dias....

No entanto, eu tenho me sentido muito entediada aqui e com uma vontade imensa de aprender a cozinhar. Procurei na internet por alguns cursos, mas todos custam caríssimo e não podemos gastar com isso agora. Ainda estamos pagando por algumas coisas do casamento, na verdade a lua-de-mel (que nem estava incluida nas nossas despesas, mas isso nem vem ao caso), e estou desempregada. Como eu tenho uma coleção grande de receitas, e a internet a disposição, vou botar a mão na massa. Uma vez por semana, tento uma receita nova. Umazinha só. 

Começo amanhã, com uma receita de "Berinjela da Nonna" tirada de uma revista. Dando certo ou não, vai me manter ocupada.

N

4 comentários:

Ana Flavia disse...

ai, compartilha as receitas? Eu também to em fase experimental na cozinha, e acabo repetindo os mesmos pratos sempre. eu mesma sinto a mesmice da minha habilidade culinária

Bruno Honorato disse...

Oiii!

Pelo que andei lendo, vc trabalhou 6 meses como Au Pair.
Minha namorada pretende ir para a Irlanda daqui uns meses... Vc tem algum contato com alguma família ainda??

Obrigado!

bjs

Wagner,Brasil disse...

huaahuahuahauhuha...ótimo texto...me diverti..deu certo???...a pergunta que não quer calar...ou precisou de ENO???..abração.

Nivea Sorensen disse...

Ana:
Vou postar as receitas, sim. Pode deixar.

Bruno:
Eu trabalhei pra duas familias, uma voltou para os EUA e na outra a mãe parou de trabalhar e está cuidando das crianças ela mesma. Mas têm muito site de aupair (o q eu usei é www.greataupair.com)

Wagner:
Deu certo, sim. Eu vou postar sobre isso depois.

Bjos a todos